terça-feira, 12 de junho de 2012

Nova lei prevê que ocultação de valores é crime até quando não estiver vinculada a outros delitos


“O endurecimento da Lei da Lavagem de Dinheiro provocou reações no universo jurídico. Advogados, criminalistas e juristas alertam para o que chamam de "banalização" do crime de lavagem - ocultação de bens ilícitos. O projeto de lei que altera a estratégia de combate à lavagem de capitais foi aprovado nesta terça-feira (5) pelo plenário do Senado. Em tramitação no Senado desde 2003, o projeto passou com alterações na Câmara, em outubro do ano passado. Agora, com a aprovação dos senadores segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.”
“A proposta que o Senado votou prevê que a ocultação de valores é crime até quando não estiver vinculada a outros delitos. A lei atual impõe que para execução do crime de lavagem deve haver um crime antecedente, como corrupção e tráfico, por exemplo. O projeto aplica pesadas sanções a quem for enquadrado por lavagem de dinheiro – reclusão de até 10 anos e multa de até R$ 20 milhões. O novo texto promove alienação antecipada de bens dos réus e de pessoas físicas que servem de laranja para organizações criminosas.”
 "Se alguém realizar investimentos conjuntos com um terceiro acusado de estelionato, pode ser condenado por lavagem, mesmo que o suposto estelionatário seja absolvido."
Fonte: O ESTADO DE S.PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário