O que é o SAMU?
O SAMU 192 faz parte da
Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o
atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de
emergência.
Com o SAMU 192, o governo
federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e
as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24
horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros,
auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza
traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental
da população.
Como funciona o atendimento?
O SAMU realiza o atendimento
de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e
vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos
de salvamento.
As Centrais de Regulação tem
um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro
feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por
técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema
para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e
inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que
fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico regulador
avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar
um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com
auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo
com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com
poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência
aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento
de urgência tenha continuidade.
Quando chamar o SAMU?
* Na ocorrência de problemas
cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação
exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus
tratos
* Em trabalhos de parto onde
haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de
suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver
acidentes/traumas com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque
elétrico
* Em acidentes com produtos
perigosos
* Na transferência
inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Qual a finalidade da
Política Nacional de Atenção às Urgências?
Tem como finalidade proteger
a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. Suas
diretrizes são: a universalidade, a integralidade, a descentralização e a
participação social, ao lado da humanização, a que todo cidadão tem direito.
A política tem como foco
cinco grandes ações:
* Organizar o atendimento de
urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do
Programa Saúde da Família;
* Estruturar o atendimento
pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* Reorganizar as grandes
urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* Criar a retaguarda
hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* Estruturar o atendimento
pós-hospitalar.
Fonte: Ministério da Saúde.
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