domingo, 23 de junho de 2013

Atividade Física e Trombose

Fonte: Saude da Mulher-Veja mais em: www.trombose.com.br

Atividade Física e Trombose

Da Redação20/06/2013
A coagulação é uma defesa contra a perda de sangue em caso de lesão. Mas o sangue também pode coagular dentro de uma artéria ou veia, formando um pequeno coágulo (ou trombo) que adere às paredes do vaso. Ele é chamado de trombose.  Existem sim, fatores desencadeantes para que isso aconteça, mas existem também as defesas contra ela. São os cuidados que você pode tomar e isto depende apenas da sua força de vontade. Vamos conhecê-los?
`
Os fatores de risco da trombose venosa podem ser de natureza genética ou adquiridos (traumas, cirurgias, hospitalizações prolongadas, entre outros). Existem também aqueles relacionados ao estilo de vida, que são: 

- obesidade; 

- tabagismo; 

- imobilidade por muitas horas no trabalho ou viagens;

- reposição hormonal;

- uso de anticoncepcionais;

- colesterol elevado; 

- sedentarismo 

Uma vida saudável – e acima de tudo, um programa específico de exercícios - sem dúvida, pode diminuir as possibilidades de entrar no grupo de risco. Veja algumas sugestões básicas da fisioterapeuta Rosane Mineiro, da Clínica de Reabilitação Feito em Corpo (SP), pós-graduada em Reabilitação Ortopédica. Mas lembre-se sempre de procurar um médico, para fazer uma avaliação, antes de começar qualquer atividade física.

Para Prevenir a Trombose nas Pernas

1. Posição inicial: sentada numa cadeira com encosto reto, pés apoiados no solo, um pouco afastados um do outro.
Movimentos: 

a) levantar os calcanhares o mais alto que puder sem tirar a ponta dos pés do chão, manter por cinco segundos e voltar lentamente; 

b) levantar a ponta dos pés o mais alto que puder sem tirar os calcanhares do chão, manter por cinco segundos e voltar lentamente até o chão. Repetir 15 a 20 vezes, duas vezes por dia. 

2. Posição inicial: De pé, apoiada em uma cadeira (que não tenha risco de virar), pés paralelos um pouco afastados. 

Movimento: repita o exercício número 1, só que agora de pé. Fazer duas séries de 15 a 20 repetições duas vezes ao dia.

Para Prevenir a Trombose nas Coxas:

1. Posição inicial: deitada de barriga para cima com as duas pernas dobradas, pés apoiados no colchão, braços estendidos ao lado do corpo. Mantenha uma bolinha macia e pequena entre os joelhos durante todo o exercício. 
Movimento: levantar o quadril o mais alto que puder, manter por cinco segundos e depois abaixar devagar. Fazer 2 séries de 5 a 10 repetições por dia.

2. Posição inicial: sentada em uma cadeira de encosto reto, pés apoiados no chão (um pouco afastados), coluna reta, com uma bola macia entre as pernas.
Movimento: aperte a bola com os joelhos e mantenha-a apertada por 10 segundos. Relaxe por 10 segundos. Fazer 2 séries de 10 a 15  repetições, por dia. 

Para Prevenir a Trombose nos Braços:

1. Posição inicial: idêntica à do exercício anterior, com uma bola macia entre as mãos com os cotovelos flexionados a 90 graus, junto ao tronco. 
Movimento: mantenha a bola apertada com as mãos por 10 segundos e relaxe por mais 10. Faça 2 séries de 10 a 15 repetições, por dia. 

2. Posição inicial: idêntica à do exercício anterior, porém com os braços esticados à frente do copo. 
Movimento: com os cotovelos esticados, sem deixar cair a bola, elevar os braços acima da cabeça e depois abaixá-los na direção dos joelhos. Fazer 10 a 15 vezes, duas séries por dia; 

3. Posição inicial: deitada de costas, joelhos a 90 graus e pés apoiados no colchão (um pouco afastados um do outro), com a coluna toda apoiada no chão e os braços esticados a frente do corpo (na direção do teto), segure uma bolinha de espuma em cada mão, mantendo os cotovelos esticados. 

Movimento: apertar a bolinha como se fosse escondê-la na mão por 5 segundos e depois soltar. Faça 10 a 15 vezes, duas séries por dia.

Veja mais em: www.trombose.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário